
documentários e filmes
O Instituto Lumiart nasceu e se desenvolveu a partir de projetos audiovisuais, que foram ganhando corpo, técnica e atingindo cada vez públicos maiores com o passar dos anos.
Aqui nós utilizamos da Arte e da potência criativa para canalizar o melhor lado do ser humano e transformar vidas de maneira positiva. Conheça nossos principais títulos abaixo.

2009. Filme Pra Ficar de Boa
patrocínio da PETROBRAS
Documentário gravado no CAJE (Centro de Apoio Juvenil Especializado) com o intuito de mostrar a realidade de jovens internos em situação de vulnerabilidade social e conflito com a Lei. Ele e foi o marco zero que originou os vários desdobramentos do Projeto Nota 10.

2010. Documentários Os 50 Anos do Boi de Seu Teodoro e Grito de Liberdade
Foi um projeto em que o Instituto Lumiart colaborou como apoiador, em um evento comemorativo pelos 50 anos do Boi de Seu Teodoro com a comunidade que perpetua e mantém a cultura tradicional da Capoeira e Bumba Meu Boi acesas no Distrito Federal.

2012. Filme A Pedra do Mal em convênio com
a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e recursos da PETROBRAS
Em face das historias vivenciadas dentro do projeto social “Nota 10” e mediante a
preocupação de apresentar um trabalho de conscientização acerca dos malefícios causados pelo uso de drogas, o Instituto LUMIART deu início a pesquisa do documentário de longa
metragem “Pedra do Mal”, o qual foi produzido em 2012, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.

2013/2014. Série em Vídeo Gente de Awá
conveniado com o Ministério da Justiça
Foi realizado com a comunidade de Awá, que são um pequeno povo que vive na Amazônia. Eles são um dos dois povos nômades de caçadores-coletores remanescentes no Brasil. Foram uma série de vídeos para representar a Vulnerabilidade das Comunidades Indígenas Contemporâneas no Brasil.

2016/2017. Produção do Filme Documentário Mudança Capital – Os Pioneiros. Edital realizado pela Companhia Imobiliária de Brasília TERRACAP/2016
É um documentário que apresenta a história de Brasília – sua idealização e concepção, o momento histórico de sua implantação, os desafios da construção e os desdobramentos ao longo de cinco décadas, buscando apresentar essas questões na perspectiva da população de Brasília, tanto a “primeira leva” de pioneiros – engenheiros, funcionários públicos, operários, educadores, médicos, empresários, comerciantes, aventureiros de todo tipo – como das gerações seguintes.

2020. Filme O Poder da Mulher Empreendedora
Termos de Fomento celebrados com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a SECEC – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com a SETUR - Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal.

2022.documentário Profissão Livreiro
Este projeto consiste da produção de um filme (cerca de 30min) que visa abordar e debater, através de um documentário, o fim da profissão do livreiro e a paixão dessas pessoas pelo livro. Também através de uma pesquisa, saber se o brasileiro lê e se lê, saber, quantos livros ele lê por ano. Também visa debater a transição das publicações do livro em papel para as novas plataformas digitais, tais como o e-book.

2022. documentário Virada de Jogo
O projeto em questão consiste da produção de um filme (cerca de 30min) que visa abordar e debater, através de um documentário, as transformações sociais, sobretudo utilizando como base a história de superação de MULHERES PERNAMBUCANAS, com a utilização de arte e cultura, mudou seu contexto social e motiva pessoas com sua trajetória.